domingo, 27 de fevereiro de 2011

Big Brother do Oriente - 2º Paredão

Para quem vem acompanhando os noticiários internacionais, certamente deve estar imaginando o porquê da origem daqueles conflitos em cadeia.Intelectuais, jornalistas, cientistas políticos e, entre outros, ainda não chegaram num consenso.
Primeiro, cai Hosni Mubarak no Egito, ditador há mais de 30 anos no poder; e agora, ninguem menos que Muamar Kadafi, da Líbia, com 41 anos de ditatura! E a lista não acaba, pelo menos três são potenciais candidatos ao paredão popular.
O povo, sem armas, mas munidos da maior rede de comunicação do mundo, - a internet -, provou que pode abalar as estruturas de qualquer regime autoritário e vem experenciando um novo conceito do "fazer política".
E com a internet os regimes perderam o controle do que mais temiam: a informação. Não existe mais segredo, tudo está disponível num simples toque do mouse ou teclado, e o mesmo "toque" é mais veloz que uma guerra. Certamente o escritor George Orwell, autor de "1984", obra esta ao qual profetizou a sociedade vigiada, e inspirou os recentes programas reality shows como o Big Brother Brasil, se estivesse morrido nos anos atuais iria deixar em sua lápide: "eu disse".

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Distinto Ventilador


Quem não se lembra do escândalo do mensalão?. Apesar de trágico, é verdade, não deixa de ser ao mesmo tempo hilário como a boa tragicomédia grega. O escândalo do mensalão, episódio que ficou conhecido pela suposta "mesada" concedida a deputados a fim de aprovarem projetos do governo, sagrou-se um dos piores momentos do governo Lula.

Não fosse a enorme popularidade do então presidente, certamente teria sido a gota d´agua para a deposição não só dele, como de qualquer estadista ao redor do mundo. Logo após a denúncia do esquema, Jefferson certamente foi o responsável pela renúncia dos principais nomes do PT, como o então chefe da Casa Civil José Dirceu, o então presidente do PT-SP José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério, sócio da empresa DNA (todos na ilustração).
Ainda hoje todos aguardam julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, Todavia, Roberto Jefferson foi cassado e, em seguida aposentado como deputado. Tudo bem que terminou em um boa pizza, mas convenhamos, que o ventilador oxigenou, oxigenou a sujeira, nao?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bloco do Defunto (Cabo de Santo Agostinho- PE)



O município pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, localizado litoral sul do Estado, precisamente a 60km do Recife é considerado uma das regiões mais promissoras, do ponto de vista econômico de Pernambuco. Sobretudo em virtude dos investimentos do complexo portuário de Suape, mesmo assim a cidade não reflete o progresso que os números denunciam, qual seria a razão disso? a resposta é simples: os políticos da cidade. Segundo o jornalzinho "A Gazeta popular"(da própria cidade), pelo menos cinco políticos encontram-se em baixa na opinião pública,de acordo com a enquete do "bloco do defunto"(agremiação carnavalesca da cidade). Entre as quais, a vereadora e secretária Edna Gomes segue em disparada, grande percentual de rejeição. Confira no blog do jornal: www.blogdebatistaneto.blogspot.com